10 de agosto de 2011

Coerência??

Esses dias estava vagando pela internet assistindo uns vídeos e acabei caindo no canal do felipenetovlog num vídeo da série Coisas da Madrugada e no meio do vídeo (depois de diversas coisas aleatórias que ele comentou rs), ele falou algo que fez muito sentido para mim sobre COERÊNCIA
Eu vou colocar o vídeo aqui em baixo. Se preferir ir direto ao assunto que estou falando, ele começa a partir dos 2:45 do vídeo, mas se preferir eu escrevi mais ou menos o que ele fala no vídeo (não está exatamente igual, mas ta valendo rs). Vê ae antes de continuar lendo:


"[...] Mas ele (O Arnaldo Jabor) falou uma coisa muito legal que eu queria fala com vocês: "As pessoas cobram muito que eu seja coerente porque eu sou um cara que dá opinião, mas eu não tenho obrigação de ser coerente o tempo inteiro!". E eu pensei cá comigo, a gente tem que ser coerente, porque eu fui conduzido a minha vida toda a acreditar que coerência é um dos princípios mais básicos do ser humano e não é! Ele falou uma coisa que é muito sensata: "O cara que vai ser coerente pro resto da vida ele ter uma opinião com 20 anos e ter mantido essa opinião até os oitenta e doze [Sim ele falou assim mesmo vê lá no vídeo rs] e não é assim que funciona a vida não é assim que funciona o jogo, a gente muda de opinião o tempo inteiro". E eu fiquei pensando cá comigo, é verdade, as pessoas também ficam cobrando o tempo inteiro que eu tenha coerência uns 100% do tempo e porra, isso não é uma coisa que é extremamente necessária, a gente pode ter uma opinião hoje e daqui a 5 anos a gente pode mudar a porra da opinião. E se a gente muda de opinião a gente ta deixando de ser coerente? Tá! E isso é ruim? Não, não é! A gente super valoriza a coerência, a gente acha q coerência é a coisa mais importante que tem e não é! [...] nada impede que amanhã eu mude de opinião.[...]"

Porque esse vídeo fez tanto sentido pra mim? Pois ultimamente tenho mudado muitas coisas no meu modo de agir, pensar, falar, expressar, enfim e muita gente vem me cobrando essa coerência que o Felipe Neto fala no vídeo... E como já disse o poeta: "Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo", pronto é isso! Ser 100% coerente nesses últimos meses tem me custado tanto, que parei pra pensar se essa luta toda valia realmente à pena e percebi que não valia. Essa coerência toda estava me destruindo, e foi então que decidi viver conforme aquilo que sentia no meu coração, independente de fazer sentido ou não.

Ultimamente tenho descoberto um mundo novo, com cores e sabores novos, um mundo que,se eu ainda buscasse ser tão coerente, certamente não experimentaria. E é isso, talvez hoje o que sou não possua nenhuma coerência, mas é isso que hoje me faz mais feliz, mais viva e mais livre, e essa falta de coerência com certeza me fará ver o que verdadeiramente faz sentido para mim, e enquanto isso, eu continuarei a ser essa metamorfose ambulante!

Sem mais
Marina L.

Um comentário:

  1. Sabe, Marininha... já parou pra pensar q tudo depende de pontos de vista?

    O problema é q a gente (a religião) impõe o ponto de vista dela; mas as coisas não são bem assim, tudo nessa vida tem dois lados, e com a gente não é diferente.

    Somos seres espirituais passando por uma experiência humana, e temos o direito de experimentar o nosso lado humano...

    Beijo!

    ResponderExcluir